sexta-feira, 27 de março de 2009

MCP( MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR)

MCP, você conhece ?
O Brasil em 1960, viva sob o governo do então presidente Jucelino Kubitschek , período de enorme desenvolvimento da industria nacional ,instalaram-se no país multinacionais,tais como a wolkswagem ,” crescer 50Anos em 5”era o lema do governo.
Essa situação forçou uma emigração do interior para as capitais brasileiras ,o que fez aumentar e a concentração demográfica nos centros urbanos , com isso a miséria e as moradias precárias foram dando o tom dessa nova conjuntura ,principalmente na região sudeste.
Em Pernambuco a situação não era diferente o prefeito de recife era Miguel Arraes , um político de origem sertaneja que tinha suas ações direcionadas para as camadas mais necessitadas da população. Que também tinha que enfrentar que enfrentar o movimento migratório , que divia o recife em “sobrados e mocambos”.
Foi nesse contexto que emergia um movimento ímpar na história pernambucana, que visava elevar o nível cultural do povo para melhorar sua capacidade aquisitiva de idéias sociais e ampliar a politização das massas ,despertando-as para a luta social.
Era o chamado movimento de cultura popular (mcp) se fez acontecer o movimento de cultura popular.
Com arte , alfabetização de adultos, teatro, cinema, uma nova didática foi se forjando ,onde Paulo Freire extraiu elementos para desenvolver seu método ,as ações do MCP, também serviram de modelo para a UNE implantar pelo Brasil seus centros de cultura popular(CCP).
Mas o que é principal no MCP foi ,como eles educavam criando consciência política e social ,foi dentro do MCP que Paulo Freira desenvolveu se método de educar a partir da realidade do aluno .
Pois bem por esse fato ,foi considerado um movimento subversivo pelo militares e seus líderes perseguidos e sua sede ,localizado no Sìtio da Trindade ,em 1964 o ano do golpe militar.